quinta-feira, 7 de julho de 2011

ARTES

Atividade - 2   

Após a discussão sobre a fábula o professor deverá convidar os alunos a fazerem uma atividade, muito divertida ligada à área das Artes. É importante que os alunos façam esta atividade tentando representar de alguma forma, a fábula que conheceram por meio do Recurso apresentado. Ou seja, a interpretação da fábula poderá ser traduzida em desenhos.
Os alunos utilizarão seus próprios dedos para fazerem seus desenhos.
É importante ressaltar que com esta atividade, muitos aspectos estarão sendo trabalhados com alunos, como, por exemplo: criatividade, coordenação motora fina, habilidades artísticas e a interpretação de texto, uma vez que uma fábula é um texto!
OBS: Esse link apresenta várias atividades de artes.
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2018

O LIXO QUE PRODUZIMOS


                                                           1ª ATIVIDADE
Observe as atitudes das crianças: se elas jogam papel no chão, sacos, restos de comidas, se utilizam os cestos de lixo. A partir daí, inicie uma conversa na roda sobre as atitudes das crianças. Pergunte:
  • Por que devemos colocar os papéis, os sacos e os restos de comida no cesto do lixo?
  • O que acontece se todo mundo jogar o lixo na rua, na escola ou na sala?
  •  Podemos aproveitar o lixo?   
  • Para onde vão os restos de comida e os papéis que jogamos fora?
Registre as falas das crianças. Proponha um passeio pela escola ou pelo bairro para observar como se cuida do lixo produzido pelas pessoas. Sugira levar um saco plástico para recolher o lixo encontrado. Ao voltar para a sala peça que registrem as observações feitas na forma de um diário. Combine que o diário vai acompanhar toda a viagem de descobertas e curiosidades sobre o estudo do lixo. Este portador de texto é uma das possibilidades das crianças usarem essa modalidade textual.
Combine como vai ser construído o diário. Atente para que cada uma crie um titulo para o diário. Depois de pronto cada criança registra no diario o que aprendeu no estudo sobre o lixo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22923

1ª OFICINA JOGOS

           A PRIMEIRA OFICINA FOI REALIZADA EM 19 DE MAIO DE 2011, SOBRE JOGOS. MUITAS VEZES O JOGO E O BRINCAR SÃO CONSIDERADOS COMO SIMPLES DISTRAÇÃO, ROTULADOS COMO UMA PERDA DE TEMPO.
          NA MINHA OPINIÃO O ATO LÚDICO É UMA FORMA COERENTE DE SE COLOCAR A TEORIA EM PRÁTICA, FAZENDO COM QUE A CRIANÇA INTERAJA COM AS DEMAIS, PASSO A PASSO, AJUDANDO ASSIM A DESCOBRIR SEU ESPAÇO FÍSICO, COGNITIVO E SIMBÓLICO.
          ESSA OFICINA  OFERECIDA PELO NÚCLEO TECNOLÓGICO EDUCACIONA (NTE - 15ª CRE ERECHIM RS), ENQUANTO PROCESSO EDUCATIVO, QUE SE BEM ESTRUTURADO, POSSIBILITOU O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE SERÃO ÚTEIS NAO SOMENTE AO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO, COMO PARA AS APRENDIZAGENS QUE SE APRESENTAREM EM ESTUDOS E/ OU PRÁTICAS POSTERIORES.
       SOB O PONTO DE VISTA O LÚDICO PARA A CRIANÇA É A LINGUAGEM MAIS POSSÍVEL E PRAZEIROSA NESTA FASE DA INFÂNCIA, PORTANTO TODO TRABALHO REALIZADO COM RELAÇÃO AO AUTO-CONHECIMENTO, TERÁ COMO INSTRUMENTO PRINCIPAL O APRENDER ATRAVÉS DOS JOGOS.