1ª ATIVIDADE
Observe as atitudes das crianças: se elas jogam papel no chão, sacos, restos de comidas, se utilizam os cestos de lixo. A partir daí, inicie uma conversa na roda sobre as atitudes das crianças. Pergunte:
- Por que devemos colocar os papéis, os sacos e os restos de comida no cesto do lixo?
- O que acontece se todo mundo jogar o lixo na rua, na escola ou na sala?
- Podemos aproveitar o lixo?
- Para onde vão os restos de comida e os papéis que jogamos fora?
Registre as falas das crianças. Proponha um passeio pela escola ou pelo bairro para observar como se cuida do lixo produzido pelas pessoas. Sugira levar um saco plástico para recolher o lixo encontrado. Ao voltar para a sala peça que registrem as observações feitas na forma de um diário. Combine que o diário vai acompanhar toda a viagem de descobertas e curiosidades sobre o estudo do lixo. Este portador de texto é uma das possibilidades das crianças usarem essa modalidade textual.
Combine como vai ser construído o diário. Atente para que cada uma crie um titulo para o diário. Depois de pronto cada criança registra no diario o que aprendeu no estudo sobre o lixo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22923
Nenhum comentário:
Postar um comentário